- Tipos de Gráficos
Podemos apresentar os dados através dos gráficos de barras, dos gráficos circulares e dos pictogramas. - Gráfico de barras
1ºOrganizar os dados.
2º Marcar num dos eixos os valores da variável em estudo.
3º Marcar no outro eixo as frequências absolutas.
4º Desenhar o rectângulo correspondente a cada variável. A altura rectângulo deverá ser proporcional à sua frequência absoluta. - Gráfico circular
1º Organizar os dados.
2º Desenha-se um círculo, que será dividido em sectores.
3º Calcula-se o ângulo formado por cada um dos sectores. (Frequência relativa x 360).
4º Marca-se o ângulo de cada sector.
5º Legenda-se. - Pictograma
Um pictograma é uma das maneiras de apresentarmos os dados. Utilizamos símbolos que são legendados de modo a compreendermos o gráfico. - Gráfico de barras
Nº de calçado dos alunos da turma 7ºA
- Gráfico circular
- Pictograma
Nº de calçado dos alunos da turma 7ºA
- Por vezes a estatistica pode ser enganadora. Uma das maneiras de enganarmos é mudando a escala de um gráfico.
Ex.:
Realizou-se um estudo em que se pretendia saber qual dos dois sumos era o sumo preferido dos jovens de uma escola. A amostra deste estudo foram 102 alunos de idades e anos diferentes.
Os dados obtidos foram organizados num gráfico de barras que se encontra em cima.
A empresa que comercializa o sumo B ao apresentar os dados à administrção, tentando impressioná-los, alterou a escala que passou de zero para 47 e divulgou o gráfico à direita.
E este é um dos enganos que a estatistica comete.
Fonte: Mat6, Volume 2, Texto Editores
Olá de novo!
ResponderEliminarOs vossos gráficos estão bastante apelativos! Devo salientar que a escolha da legenda do pictograma não poderia estar mais de acordo com a variável do estudo :)
Deixo aqui uma sugestão: porque não fazer acompanhar com uma imagem o exemplo que deram sobre o abuso que se faz do uso da estatística? Uma imagem vale por 1000 palavras... :)
Pensem nisso...
Catarina
Muito bem!
ResponderEliminarO exemplo que escolheram traduz de forma nítida o abuso que muitas vezes se comete através da estatística para tentar enganar, como neste caso acontece para impressionar a administração da empresa. A comparação dos gráficos demonstra isso mesmo!
:)
Excelente trabalho!
Catarina